Consulta do viajante atendeu 400 pessoas no primeiro ano

PUB.

Sex, 13/08/2010 - 09:18


A consulta do viajante do distrito de Bragança, a funcionar no Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, recebe uma média de 12 pessoas por semana, tendo no primeiro ano de funcionamento prestado apoio a mais de 400 pessoas. Para além do distrito de Bragança a consulta ainda dá apoio a Vila Real que não tem esta valência.  

“Tem dado cobertura a uma grande parte da população quer do distrito de Bragança, quer do distrito de Vila Real porque é a única consulta da região” refere a médica responsável pela consulta do viajante, salientando que “Vila Real não tem e nós estamos a dar-lhe apoio”.

 

Inácia Rosa explica ainda que as recomendações dadas nesta consulta “dependem do local para onde vão. Se for para as zonas tropicais nós fazemos recomendações ao nível da alimentação e ter muito cuidado com a água porque em muitos países está contaminada” afirma. “Nós alertamos as pessoas que apenas consumam água engarrafada” acrescenta.

 

Segundo a médica, quem procura mais as consultas é quem vai trabalhar ou estudar para o estrangeiro. “São pessoas que vão trabalhar para outros países, outros que vão em lazer e actualmente muitos jovens estudantes de Erasmus”.

 

A consulta do viajante que serve a região transmontana funciona há cerca de ano e meio no Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros.

Desde essa altura reduziu o tempo de espera de quem procurava o serviço, que antes tinha de se deslocar ao Porto para fazer a consulta.

Escrito por CIR