PUB.

Construção de centro escolar em risco de ficar sem financiamento

PUB.

Sex, 18/06/2010 - 17:33


Se o Centro Escolar da Sé, em Bragança, não estiver concluído até ao final deste ano, pode perder o financiamento comunitário. A obra deveria ter sido concluída em Março, mas está com um atraso de meio ano.  

Segundo o vice-presidente da câmara de Bragança a demora ficou a dever-se a problemas internos com a empresa a quem foi adjudicada a obra.

“Houve alguns problemas com a empresa a quem foi adjudicado o centro escolar que acarretou dificuldades no andamento da obra” refere Rui Caseiro, “mas penso que esses problemas já foram ultrapassados porque houve uma reestruturação da empresa e as obras estão a decorrer com normalidade. Pensamos que o processo esteja concluído no início do ano escolar” acrescenta.

 

A obra tem de estar concluída até ao final do ano sob pena de perder o financiamento comunitário.

“O financiamento tem um prazo de 24 meses que terminam no final do ano, porque teve um adiantamento de 30%”explica Carlos Duarte Vogal, vogal executivo da comissão executiva do Programa Operacional Regional do Norte. “Havia um compromisso assumido pelo município, em sede de adenda ao contrato de financiamento, que estaria concluído até 30 de Junho deste ano” acrescenta. “Estamos a acompanhar a situação e se este prazo não for cumprido serão accionadas as clausulas dessa adenda ao contrato de financiamento, mas esperemos que não prejudique a concretização deste equipamento” salienta o responsável.

 

Mas se até Setembro a obra não estiver concluída, a autarquia pondera multar a empresa pelo incumprimento do prazo de execução.

“Desde que o processo evolua dentro dos tempo que nós pretendemos, dando permissão à empresa para prolongar o prazo, e se em Setembro estiver tudo pronto veremos se há ou não direito à aplicação de multas”.

 

O Centro Escolar da Sé está orçado em um milhão e 800 mil euros.

Escrito por Brigantia