Ter, 17/12/2024 - 09:11
A construção da barragem Redonda das Olgas, em Vila Flor, arranca já no início de 2025. A rede de rega está a ser feita e estará concluída no Verão.
É reclamada há mais de uma década e abrangerá 600 hectares. Falta apenas um documento para avançar com a construção da barragem. “O prazo de construção da barragem é de 16 meses e nós estamos prestes a adjudicar a obra, estamos com o processo dependente do título de utilização de recursos hídricos e a partir daí dá-se início a essa contagem de tempo. A nossa expectativa em que no início de Janeiro teremos condições para proceder à adjudicação e consignação”, adiantou o presidente da Câmara, Pedro Lima.
São seis milhões de euros para fazer a empreitada, que estão inscritos no Orçamento Municipal para 2025. O pacote financeiro é de 22 milhões de euros, menos quase quatro milhões em relação a 2024.
O autarca salienta que uma das preocupações do próximo ano será na intervenção social, no envelhecimento activo e no combate ao isolamento dos idosos.
No primeiro trimestre estará concluída a obra da Universidade Sénior.
No próximo ano também será requalificado o Centro Cultural e o Mercado Municipal de Vila Flor. “Obras de eficiência energética e refuncionalização, ou seja, vai ter funções mais abrangentes, nomeadamente no campo empresarial, com espaço para provas e montra de produtos, também vamos ter espaços para o associativismo em, acima de tudo, as lojas já existentes ganharão outro tipo de condições”, explicou.
No orçamento está também previsto o arranque das obras no parque de campismo e ainda trabalhos ambientais na serra de Vila Flor, com o intuito de servir de tampão para as alterações climáticas.
Quanto ao IRS, o município de Vila Flor vai devolver os 5% aos munícipes e vai aplicar a taxa mínima de IMI, ou seja, 0,3%.
Escrito por Brigantia