Conselhos para envelhecer com qualidade

PUB.

Ter, 22/12/2009 - 09:24


A prevenção é o melhor remédio para ter uma velhice com mais qualidade. Conselho deixado pelo psiquiatra Rui Moreira, durante uma palestra promovida por formandos do Curso de Formação de Adultos da Escola Profissional de Ansiães.  

A temática foi a geriatria e os oradores deixaram, sobretudo, conselhos para conseguir um envelhecimento com saúde.

“Consegue-se prevenindo. Se durante a nossa vida cometermos uma data de asneiras, alimentares, mais tarde vamos pagar a factura.”

  

Para além do psiquiatra Rui Moreira participou o presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, José Neves, que apresentou dados estatísticos para falar dos problemas de saúde que afectam a terceira idade.

“Em 2006 houve cerca de dez mil fracturas do colo do fémur do idoso. E fizeram-se cerca de dez mil próteses da anca e do joelho. Enquanto as próteses custaram cerca de 15 milhões de euros, as fracturas custaram 52 milhões. São pessoas idosas, frágeis, que precisam de cuidados.”

 

José Neves deixou ainda alguns conselhos.

“O sítio aonde se dão o maior número de quedas dos idosas são na banheira. Devemos ensiná-los a viver. Nós, que temos hoje 50, 60 anos, temos de estar consciencializados de que amanhã teremos 80, 90.”

 

Daí a necessidade de aumentar os cuidados a prestar aos mais velhos.

Escrito por CIR