Qui, 12/02/2009 - 19:11
Trata-se de uma área em crescimento, a avaliar pelo número de artigos científicos publicados desde o ultimo congresso.
Este evento reúne especialistas de diversas áreas tais como ortopedia, medicina dentária, fisioterapeutas, profissionais ligados à reabilitação e diversos ramos de engenharia, biologia e profissionais do desporto.
Mário Vaz, da organização, e docente na Universidade do Porto refere que “na biomecânica convergem vários interesses desde a engenharia, medicina, desporto ou reabilitação e estou convencido que no futuro vamos vê-la com a criação de laboratórios e projectos de grande intervenção na área da medicina”, refere.
O docente dá um exemplo da mais recente inovação nesta área. “A Universidade do Porto desenvolveu um sensor que é colocado num sapato e permite ver as forças que se geram durante a marcha para tentar fazer o diagnóstico do pé diabético”, revela.
No IPB a disciplina é recente e surgiu no âmbito da criação do curso de Engenharia Biomédica.
Paulo Piloto, docente no IPB, refere que têm surgido vários grupos de investigação a trabalhar na área. “Temos um grupo de investigadores cada vez maior que começa a ver os seus frutos como um conjunto de artigos que foram já publicados pelo IPB”, relaça.
Neste congresso estão a ser debatidos temas relacionados com próteses e implantes.
Escrito por Brigantia