Confederação de Pais diz que escola é responsável pelo desaparecimento de criança em Mirandela

PUB.

Sex, 05/03/2010 - 17:00


O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais considera que a escola Luciano Cordeiro falhou no que respeita à segurança no caso do desaparecimento do Leandro, em Mirandela, na passada terça-feira.  

Esta confederação também já entregou ao Ministério da Educação uma proposta para alterar o regulamento interno das escolas, e que prevê penalizações para os pais que não compareçam a convocatórias da escola, Fernando Pires

Para o presidente da CONFAP, a escola Luciano Cordeiro falhou no que respeita à segurança. Albino Almeida considera incompreensível que um aluno possa sair da escola sem que ninguém controle essa situação.

“Temos chamado a atenção e apoiamos o cartão electrónico no próximo ano. Terá de haver uma explicação para que a escola tivesse permitido que um aluno pudesse sair para um fim tão trágico”, comenta.

O presidente da CONFAP diz estar solidário com a associação de pais da escola Luciano Cordeiro, porque o que muitas vezes acontece é que só os executivos das escolas têm conhecimento dos casos de violência, pelo que Albino Almeida sugere aos encarregados de educação que também informem a associação de pais dos casos de violência

“Explicar aos pais que a primeira coisa que têm de fazer é, se não encontram eco na direcção de turma ou no conselho executivo, avisar a associação de pais, que deve formalizar os casos de que tiver conhecimento”, sustenta.

A Confederação Nacional das Associações de Pais já entregou ao Ministério da Educação uma proposta de alteração aos regulamentos internos dos agrupamentos que prevê, por exemplo, uma penalização para os pais que não compareçam a convocatórias da escola para tratar de questões relacionadas com os alunos.

“Que preveja que uma família se não se interessa pelos seus filhos depois de convocada para ir à escola, pode sofrer sanções”, diz. “Se tiver subsídios do Estado, pode vê-los retidos e, se tiver rendimentos, pode vir a ser multada”, explica o mesmo responsável.

A CONFAP considera que este caso de Mirandela veio despoletar uma discussão nacional sobre uma preocupação que diz já ter sido denunciada há muito tempo por esta confederação.

A associação de pais da escola Luciano Cordeiro reuniu, ontem os seus órgãos directivos e emitiu uma nota informativa onde expressa o pesar e solidariedade com a dor da família do Leandro.

Diz conhecer as ocorrências disciplinares participadas na escola e está certa de que são devidamente tratadas à luz do estatuto do aluno e do regulamento interno do agrupamento.

 

A associação de pais termina a nota informativa referindo que, tendo em conta o superior interesse dos alunos, vai aguardar o resultado do processo de averiguações que está em curso, remetendo para o seu final, eventuais declarações.

Escrito por CIR