Conclusão do IC5 à espera de decisão

PUB.

Qui, 04/03/2010 - 09:27


Durante a construção do IC5, Portugal e Espanha deverão chegar a acordo para definir o local onde esta estrada vai entroncar na fronteira e ter ligação ao país vizinho. As conversações já estão em curso e o objectivo é que haja um entendimento antes de serem concluídas as obras do itinerário, para que ele possa ter continuidade e não estagnar na localidade de Duas Igrejas, concelho de Miranda do Douro, como prevê o projecto de construção.  

“O IC5 estagna em Duas Igrejas enquanto não houver decisão sobre onde devem entroncar as duas estradas que dará acesso à auto-estrada Zamora-Quintanilha, só se está à espera disso” refere o Governador Civil de Bragança. “Já na última cimeira o então ministro das obras públicas levou isso a discussão, por isso admitimos que possa haver uma decisão durante a fase de construção” acrescenta.

 

Jorge Gomes espera que essa solução seja encontrada brevemente para que as obras do IC5 possam prosseguir até à fronteira e de forma a evitar o que aconteceu com a Ponte Internacional de Quintanilha.

“O Governo decidiu fazer o IC5 até à fronteira e ele será feito quando houver uma decisão sobre o local onde as estradas se vão encontrar e esperemos que seja rápido para dar continuidade à obra”.

 

Ainda assim, Jorge Gomes adianta que o preferível é que a ligação entre as duas estradas seja feita na raia seca.

“Não pode ser a atravessar o Douro, não podemos andar a fazer outra obra de arte, por isso tem de entroncar na raia seca e por ser uma zona muita extensa tem de ser bem analisado para conseguir manter o mesmo perfil de via” explica.

 

Em estudo está também a ligação entre Outeiro e Vimioso para definir o local onde vai ser construída a ponte.

Escrito por Brigantia