Sex, 28/10/2011 - 11:24
“Havia um problema orçamental em várias parcerias, o maior deles com a auto-estrada do Marão. O impasse já vigorava desde Maio, no tempo do Governo anterior. Havia necessidade de se resolver a questão do ponto de vista orçamental e poderá ficar hoje resolvida através do Orçamento Rectificativo. Vai ser disponibilizada uma orçamentação suplementar para que o Ministério da Economia possa estabelecer as negociações com os responsáveis da obra para que se resolva o impasse”, explicou.
O Estado vai ter de disponibilizar mais algum dinheiro para a conclusão da obra, mas o valor ainda não está definido.
“Isso é inevitável e já todos estávamos à espera. Agora há procedimentos a empreender, que são uma necessidade absoluta e só podem ser concretizados se houver uma dotação orçamental que os permita levar a cabo.”
Adão Silva explicou ainda que houve também um problema de qualificação da dotação orçamental prevista para a obra mas que o problema deve, finalmente, ficar agora resolvido.
“Se é certo que havia dificuldades orçamentais e por isso é que a obra parou, também havia problemas de recategorização orçamental. Já está a acontecer a negociação do Ministério da Economia e do empreiteiro e todos desejamos que o processo seja retomado rapidamente.”
Dos cerca de 275 milhões de euros que estão previstos no orçamento rectificativo para renegociar parcerias público-privadas, mais de metade devem ser alocados para o Túnel do Marão.
Escrito por Brigantia