Concerto de música clássica com fins solidários em Mirandela

PUB.

Ter, 22/02/2011 - 10:46


Assistir a um concerto de música clássica e em troca contribuir com um donativo para a aquisição de equipamento de ar condicionado. Esta foi a fórmula encontrada pela associação cultural e recreativa “Terra Distinta” para ajudar a igreja de Vila Nova das Patas, às portas da cidade de Mirandela, a ter melhores condições para acolher as pessoas naquele espaço religioso.

A ideia foi concretizada no passado sábado e com sucesso.

A pequena aldeia de Vila Nova das Patas viveu uma noite bem diferente do habitual, com a população a trocar a comodidade das suas habitações, pela presença na igreja local para assistirem a um concerto de música clássica, protagonizado por alguns músicos da Esproarte (Escola Profissional de Arte de Mirandela). Uma noite cultural solidária, já que a iniciativa também pretendia sensibilizar a população para a necessidade de dotar aquele espaço religioso, construído em 1824, de mais conforto e comodidade. E no final do concerto não ficaram dúvidas… o povo gostou da iniciativa.

“Gostei muito. A igreja precisa porque é muito fria no Inverno e quente no Verão. Não demos mais porque não temos mais”, conta uma paroquiana.

Completamente encantado com a iniciativa estava o padre Manuel Mendes, pelo seu duplo significado. “Vamos dormir melhor, sem dúvida. É interessante ver que as pessoas se reúnem quando está em causa o bem de todos. E iremos rezar melhor.”

Também os músicos da Esproarte não escondiam a satisfação pelo resultado do evento. José Francisco, director pedagógico da escola profissional de arte de Mirandela, confessa que é um prazer divulgar a música clássica e a qualidade da escola e com isso poder ser solidário.

Perante tais testemunhos será fácil concluir que a ideia foi brilhante e os objectivos foram alcançados. Isso mesmo confirma Cristina Gomes, da Associação Terra Distinta”.

“Superou as nossas expectativas”, disse.

Música clássica solidária em Vila Nova das Patas levou o povo à igreja. O espaço encheu e os donativos vão direitinhos para a instalação de equipamentos de ar condicionado.

Escrito por CIR