Concelho de Vinhais recebe kits de primeira intervenção contra fogos florestais

PUB.

Qui, 24/07/2008 - 09:43


Onze kits de primeira intervenção contra fogos florestais foram ontem entregues a outras tantas juntas de freguesia do concelho de Vinhais. Trata-se de um equipamento avaliado em cerca de 82 mil euros.

 

É composto por um depósito de 500 litros equipado com motor, pulverizadores e diversa ferramenta essencial para fazer face a qualquer incêndio que esteja em inicio de actividade, ou pelo menos controlar e se possível contrariar a rápida propagação.

 

Para Américo Pereira, autarca de Vinhais, trata-se de um equipamento essencial para que as Juntas de Freguesia possam contribuir para que o concelho não registe grandes fogos florestais, como tem acontecido até agora. “Podem representar a diferença no que diz respeito a uma grande catástrofe ou a um pequeno acidente”, garante o autarca referindo que “com uma prevenção a tempo e horas e feita com estes kits poderá ser uma intervenção rápida, eficaz e que pode evitar grandes catástrofes”. “Qualquer pessoa com uma explicação de minutos percebe como é que isto funciona”, acrescenta.

 

Estes onze kits foram entregues depois de às freguesias mais distantes da sede de concelho e onde as forças de intervenção demoram mais tempo a chegar.

 

Para António Barreira, presidente da junta de Vilar Seco de Lomba, este novo equipamento é bem-vindo, se bem que para uma boa utilização seja necessário um bom meio de transporte, algo que ainda nem todas as juntas têm, mas que vão ter de adquirir.

 

“Isto é uma mais valia no combate aos incêndios quando eles estão no seu início, enquanto os bombeiros chegam ao local da sede de concelho isto favorece muito o controle ao início do incêndio”, considera António Barreira. “Pretendemos adquirir, mas para já não, tem que haver um início”, salienta.

 

De realçar ainda que o concelho de Vinhais recebeu mais de metade dos kits que foram entregues ao distrito de Bragança.