Comboio eléctrico para promover o turismo em Miranda do Douro

PUB.

Seg, 13/07/2009 - 08:27


O comboio finalmente chegou a Miranda do Douro. Foi com este desabafo que o presidente da Câmara Manuel Rodrigo apresentou o novo instrumento para o desenvolvimento turístico de cidade mirandesa. Trata-se do primeiro comboio eléctrico do país, que foi doado pela EDP à autarquia de Miranda.  

“Este protocolo vai dar um impulso no turismo de Miranda do Douro. É o primeiro comboio eléctrico do país e em termos ambientais é uma mais-valia e um exemplo”, disse.  Este comboio eléctrico tem o apoio de duas baterias que pesam 1800 quilos cada uma e são recarregáveis em qualquer corrente trifásica. Manuel Rodrigo adianta que este comboio está numa fase experimental e que, por isso, as viagens ainda não vão ser pagas.Quem gostou do projecto foram os mais novos, que aproveitaram para passear pela cidade. “Foi fixe”, comentou uma das crianças que experimentou o comboio. Já uma menina de Sesimbra destacou “a beleza da paisagem”. Manuel Rodrigo aproveitou ainda para salientar que este comboio não foi o único investimento que a EDP fez no concelho. “A EDP está a fazer obras no valor de dez milhões e 500 mil euros no concelho de Miranda do Douro”, revelou Manuel Rodrigo. Ao mesmo tempo o presidente da câmara criticou o facto de o concelho mirandês ter duas barragens que trazem tão pouco para município. “Temos duas grandes empresas que são a barragem de Miranda e a do Picote, que produzem milhões de megawatts de energia com lucros de milhões. Mas até esses impostos são pagos em Lisboa, que é onde as empresas têm sede”, contestou. Por outro lado, pede que os dividendos de “2,5 por cento” pagos pela presença de parques eólicos sejam também atribuídos pelas barragens. 

Algumas criticas do presidente da câmara mirandês no dia que a EDP doou o primeiro comboio eléctrico do pais ao município mirandês… um comboio que custou 200 mil euros.

Escrito por CIR