CNA quer reforço de verbas para a agricultura no Orçamento de Estado de 2010

PUB.

Qua, 23/12/2009 - 11:13


A Confederação Nacional de Agricultores pede ao Governo que reforce as verbas para os sectores agrícola, pecuário e florestal, por entender que nestes últimos anos o foi drasticamente reduzido o apoio ao mundo rural. A sustentar este pedido a CNA lembra os resultados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que apontam para a quebra de 2,9% ao ano do rendimento da actividade agrícola.  

Armando Carvalho dirigente da CNA refere que tal como os agricultores do resto da Europa também os portugueses estão a sofrer com as quebras de rendimento.

“Nós estamos a constatar diminuições de produtividade e o próprio INE aponta nesse sentido” afirma. “Há grandes agravamentos nas principais cultura agrícolas, as que são consideradas estratégicas para a economia do país” revela. No entender de Armando Carvalho “se o Governo não considerar uma verba substancial para atenuar este crise, não vamos poder travar as consequências para a agricultura”.

 

Para a CNA foram vários os condicionalismos que contribuíram para o agravar da situação na agricultura, a começar pelo atraso do Programa de Desenvolvimento Rural.

A CNA mostra-se confiante que o pedido de reforço de verbas para o sector agrícola no Orçamento de Estado para 2010 possa ser aprovado pelo Ministério da Agricultura.

“Ou o Governo acorda para esta realidade, ou então podemos passar maus bocados” avisa Armando Carvalho, para quem é preciso “recuperar volumes de produção do passado para podermos ter soberania ao nível alimentar”.

 

A CNA participa no grupo de trabalho que pretende agilizar o PRODER, um programa comunitário que na opinião dos agricultores está parado desde 2007, tendo no entanto já aprovado tecnicamente mais de 10 mil projectos mas nenhum ainda teve luz verde para poder ser incrementado.

Escrito por CIR