CN Motocross: Luís Correia vence em Freixo de Espada À Cinta

PUB.

Seg, 21/03/2011 - 11:18


O actual campeão nacional de Motocross, Luís Correia, iniciou da melhor forma a nova temporada da modalidade, graças às vitórias nas mangas Elite e MX1 disputadas em Freixo de Espada à Cinta.

Na pista transmontana as corridas foram muito interessantes de seguir, e Ivo Fernandes também se destacou ao ganhar nas classes MX2 e de Juniores.

Um dia de céu azul e sol a brilhar recebeu a caravana para esta primeira jornada do “Nacional” de Motocross, com 48 pilotos pertencentes àclasse MX2, 22 em MX1 e 17 nos Iniciados. Portanto, ao todo 87 concorrentes a rodarem na rápida e longo pista do Freixo, com 1800 metros de perímetro.

Na manga MX2 Ivo Fernandes arrancou na frente e ganhou vantagem, mas uma queda sensivelmente a meio da corrida facilitou a reaproximação de Paulo Alberto. Os dois pilotos continuaram depois próximos entre si, com Ivo a vencer apenas com 0,9s de avanço sobre o rival. Daniel Pinto chegou sozinho no 3.º posto, mas para o 4.º lugar houve animada luta entre Paulo Felícia, João Vivas, Sandro Peixe e Luís Oliveira, que acabaram por esta ordem.

A partir dos resultados desta manga foi também extraída a classificação dos Juniores, sendo o melhor igualmente Ivo Fernandes, seguido de Diogo Pinto e João Vivas.

Espectacular foi a corrida de MX1. Hugo Basaúla partiu melhor, seguido de Sandro Marcos e Luís Correia, e durante os primeiros dez minutos assistiu-se a grande confronto entre os três, com diversas ultrapassagens a fazerem vibrar o público. Depois, Marcos perdeu algum terreno, ficando Basaúla e Correia a dar seguimento a bravo duelo, até que na fase final Correia conseguiu pequena vantagem, para vencer com 1,5s sobre Basaúla, e 2,5sface a Marcos.

O francês Sebastian Bozzo, 4.º colocado, ficou a 1m11,5s,seguido de Hugo Santos. Ainda, refira-se que Nélson Silva acabou num inexpressivo 16.º posto, porque quando rodava entre os cinco primeiros sofreu um furo no pneu dianteiro, o qual trocou na assistência, perdendo bastante tempo.

A final Elite reuniu os 40 pilotos qualificados nas mangas MX1 e MX2. Nélson Silva fez o “holeshot”, mas rapidamente foi ultrapassado por Sandro Marcos, Hugo Basaúla e Luís Correia. Entretanto, Basaúla também não perdeu muito tempo em subir ao comando, que aguentou sensivelmente até meio da prova, quando Luís Correia lançou um vigoroso ataque, acabando mesmo por isolar-se na dianteira. Desta vez, Correia bateu Basaúla por 13,9s, enquanto Nélson Silva impôs-se no duelo com Sandro Marcos. Ivo Fernandes foi o melhor representante da classe Mx2, sendo 5.º absoluto, mas só acedeu a essa posição quando Paulo Alberto registou uma queda, acabando em 6.º diante do francês Bozzo.

Nas duas mangas de Iniciados o domínio foi exercido por Jorge Maricato, embora na primeira Diogo Graça tenha rolado mais perto do vencedor. Também Ricardo Freire bisou no 3.º posto, e ainda nota de destaque para Joana Gonçalves, a surgir com bom andamento neste início da época e obtendo o 5.º lugar nas duas corridas.

Após esta boa jornada inaugural, o Campeonato de Motocross prossegue no dia 3 de Abril em Marinha das Ondas.