Qua, 02/06/2010 - 10:59
“São três em que a câmara está envolvida directamente. Um deles que se candidatou através da Associação de Municípios e outro do IGESPAR, que é para a recuperação da Igreja Matriz e a da Misericórdia. Estes três projectos mais os que estão aprovados de forma indirecta, envolvem quase cinco milhões de euros, com uma comparticipação do FEDER de 3,5 milhões”, explica o presidente da câmara de Freixo, José Santos, que explica que um destes projectos, aprovado em conjunto com outros 22 através da Estrutura de Missão do Douro, vai permitir a regeneração do centro histórico da vila.
“Finalmente Freixo poderá ter a hipótese de recuperar o centro histórico, aumentando a capacidade do cemitério e de recuperação toda a zona do castelo. Depois temos o museu da seda, que é único no país. Outro é o dos acessos ao miradouro do Carrascalinho e os acessos ao Penedo Durão. Projectos que vão potencializar o turismo de património e ambiente, tão importante para o concelho de Freixo.”
Através destes projectos vai ser possível retirar os cabos de telecomunicações das paredes das casas, instalar gás natural e recuperar várias ruas.
“O arranjo de todas as ruas que dão acesso à praça Jorge Álvares, a construção de casas de banho no centro histórico, a recuperação da envolvente do castelo, passar tudo o que é cabos e antenas para o chão, e passar a TV Cabo e talvez o gás natural, para além de recuperar a rede de águas, que está danificada.”
Ao todo, estes projectos envolvem mais de cinco milhões de euros, com uma comparticipação de cerca de três milhões e quinhentos mil euros do FEDER.
Escrito por Brigantia