Cinco por cento dos habitantes do distrito de Bragança já são diabéticos

PUB.

Sex, 07/05/2010 - 10:11


No distrito de Bragança existem actualmente oito mil diabéticos, num universo de cerca de 150 mil pessoas.

Raul Sousa, coordenador distrital da diabetes do Agrupamento de Centro de Saúde do Nordeste, adianta que a diabetes do tipo II está a aparecer cada vez mais em pessoas jovens.

A culpa é do estilo de vida.

“O nosso estilo de vida, sedentarismo e actos alimentares, tudo isso contribui para  desencadeamento da diabetes, nomeadamente de tipo II, onde geneticamente há uma história familiar e os maus hábitos de vida acabam por levar ao aparecimento dos sintomas e depois é preciso compensar, porque não tem cura.”

A diabetes aumenta entre a população jovem e, segundo Raul Sousa, é na família que deve começar a prevenção.

No entanto, há cuidados que devem ser tomados.

“Se o homem é diabético e é a mulher que cozinha, não podemos ter a esposa a fazer uma alimentação para o homem e outra para ela e para os filhos. Isso é um atentado àquele homem”, sublinha. Por isso, a prevenção “começa logo na família”.

Declarações do coordenador da diabetes no distrito de Bragança, à margem das jornadas sobre a doença, que decorrem desde ontem em Carrazeda de Ansiães, organizadas pelo Centro de Saúde local.

O director é o médico Silva Ferreira e considera que o avanço da diabetes em Portugal é preocupante.

Lamenta que as pessoas pensem que só afecta os outros e por isso lembrou alguns números nacionais.

“A morte de mais de quatro mil por anos, a cegueira de mais de cem mil e quase mil amputações. É extremamente grave”, sublinha o médico.

Fátima Travassos, enfermeira-chefe no Centro de Saúde de Mirandela, colabora na organização das jornadas da diabetes em Carrazeda e considera que, apesar de serem dirigidas a profissionais de saúde, contribuem para melhorar os serviços prestados.

“Os profissionais têm de ter esta preocupação de se irem actualizando e melhorar com a prática, especialmente ao nível de cuidados de saúde, para alertarmos a população para os comportamentos de risco.”

As jornadas da diabetes de Carrazeda de Ansiães continuam hoje, com ponto alto às 9H15, altura em que o médico legista Pinto da Costa vai falar de morbilidade e mortalidade na diabetes.

Escrito por CIR