Ciclovia que causou polémica na Assembleia Municipal de Bragança já arrancou

PUB.

Seg, 07/03/2011 - 10:48


Dentro de sete meses estará pronta a ciclovia e o parque de lazer do bairro da Mãe d’Água, em Bragança. Pelo menos essa é a expectativa da autarquia, que na sexta-feira entregou formalmente a obra ao empreiteiro responsável.

“É uma obra integrada num projecto de regeneração urbana do bairro da Mãe d’Água e envolve um conjunto de cinco obras. Esta é uma das últimas a executar e envolve a construção de uma ciclovia, com cerca de um quilómetro de extensão, e de uma zona de lazer”, explicou o presidente da câmara.

 

Esta obra esteve no centro de uma polémica dentro do próprio PSD de Bragança, com alguns deputados social-democratas a chumbarem, na Assembleia Municipal, a proposta de empréstimo feita pela autarquia para o financiamento da obra.

 No dia de início dos trabalhos, Jorge Nunes não se esqueceu de mandar recados.

“Não percebemos qual foi a razão porque os cidadãos desta zona da cidade também têm direito a ter as áreas públicas dos bairros devidamente requalificadas”, destacou Jorge Nunes, lamentando que “alguns deputados não tivessem compreendido essa necessidade, incluindo o próprio presidente da junta de freguesia”.

 

Esta ciclovia vai aproveitar parte do corredor da antiga linha do comboio, desde a central de camionagem até à avenida Abade de Baçal.

 Daí será ligada à ciclovia do IPB.

Mas com o chumbo do empréstimo de 675 mil euros, Jorge Nunes admite que a construção da avenida circular externa de Bragança, que será paralela à ciclovia, pode estar em causa.

“Eventualmente sim. Estamos a ponderar. Gostávamos que a ciclovia entroncasse com a Av. Abade de Baçal, construindo um importante troço da circular, mas não temos a certeza de ser possível.

 

A obra vai custar cerca de 900 mil euros, com 70 por cento de comparticipação comunitária e, quando estiver pronta, Bragança vai ficar com cerca de quatro quilómetros de pista própria para bicicletas.

 No jardim da Mãe d’Água, junto à estação de camionagem, será construído um espaço verde com alguns equipamentos como campo de jogos, parque infantil e um pequeno circuito de manutenção para os mais velhos.

Deverá estar concluída no final do ano.

Escrito por Brigantia