Ciclismo: Norte-americano Hugo Scala Jr vence quinta etapa da 85ª Volta a Portugal

PUB.

Qua, 31/07/2024 - 11:37


A prova partiu de Penedono e chegou, ontem, a Bragança. A sexta etapa parte, hoje, da cidade brigantina e tem como destino Boticas 

O ciclista norte-americano Hugo Scala Jr foi o vencedor da quinta etapa da 85ª Volta a Portugal, que teve, ontem, partida em Penedono e finalizou em Bragança, no Parque Eixo Atlântico.

Na chegada à cidade brigantina, o ciclista norte-americano, que saiu na fuga, mostra-se feliz pela primeira vitória da carreira. “Estive sempre de olho nesta etapa, desde o início, sabia que se saísse na fuga tinha boas possibilidades. Depois, foi conservar energia para os últimos dez quilómetros e garantir que me mantinha na frente da corrida. Confiei no meu sprint final e estou feliz pela primeira vitória”, destaca.

Hugo Scala Jr, de 26 anos, realizou o percurso de 176,8 quilómetros de Penedono até Bragança em 04h:10m:26s, superando no sprint final o português Fábio Costa, que se mostra desapontado por não vencer. “Não consegui vencer, estou desiludido, mas quero agradecer à equipa por me darem a oportunidade de disputar a etapa. Fico como o melhor português, uma pequena consolação, porém estou triste por deixar escapar esta oportunidade”, lamenta.

O dinamarquês Julius Johansen foi o terceiro classificado, ficando a 11 segundos de Hugo Scala Jr. Nas contas da geral, Afonso Eulálio manteve as distâncias para os concorrentes de pódio, o vencedor de 2023, o suíço Colin Stüssi está em segundo lugar, a 16 segundos, e o espanhol Jon Agirre ocupa o terceiro posto, a 26 segundos do líder.

Afonso Eulálio, o actual camisola amarela, diz que a estratégia é definida de dia para a dia. “Tenho de ver como estão as pernas, analisar também os adversários, visto que foi um dia duro. O final da etapa foi muito rápido e agora vamos pensar dia a dia”, frisa.

Hoje, a sexta etapa parte de Bragança e tem como destino Boticas, numa ligação de aproximadamente 169 quilómetros, com cinco contagens de montanha no percurso, a última de primeira categoria, em Torneiros, nos últimos 20 quilómetros.

 

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira