PUB.

Ciclismo: Jorge Mariz vai competir no Granfondo de Coimbra para tentar a qualificação para o Campeonato do Mundo da UCI

PUB.

Qui, 27/02/2025 - 10:58


O ciclista brigantino, da Penacova CEG Reconco, espera carimbar o apuramento para a competição que decorrerá de 16 a 19 de outubro, em Victoria, na Austrália

No fim de semana, o ciclista brigantino Jorge Mariz vai pedalar na quinta edição do Granfondo de Coimbra, na Região Centro, tendo em vista a qualificação para o Campeonato Mundial da UCI, que se vai realizar na Austrália.

O UCI Granfondo Coimbra Region é um dos mais importantes eventos de ciclismo amador. A prova vai contar com cerca de 1600 ciclistas, de 30 países e oferece a oportunidade de apuramento para o Campeonato do Mundo, que decorrerá de 16 a 19 de outubro, em Victoria, na Austrália.

No sábado, a competição começa com um contrarrelógio individual de 20.2 quilómetros, a partir das 10h00, junto ao Estádio Universitário de Coimbra. No domingo, pelas 9h00, acontece o Mediofondo, de 106 quilómetros, e o Granfondo, com 148 quilómetros, a prova em que Jorge Mariz vai competir para tentar a qualificação para o Campeonato do Mundo da UCI. “Na minha categoria, que é dos 19 aos 34 anos, para conseguir o apuramento tenho de ficar que ficar nos primeiros 10% do Granfondo. Vão ser perto de 150 quilómetros, com 2300 metros de desnível acumulado. Desde que faço o Granfondo de Coimbra tenho vindo a melhorar sempre, já consegui um terceiro lugar à geral e um quarto lugar. Portanto, desta vez vou tentar outra vez o top 3”, frisa.

O ciclista da Penacova CEG Reconco refere que apesar de ser uma competição considerada amadora, requer um bom nível de preparação e exigência. “Mesmo a nível amador já exige um grande empenho. As coisas não aparecem do nada, é um caminho que se vai fazendo. O ciclismo é uma coisa que requer bastante trabalho, dedicação e, acima de tudo, disponibilidade. O apoio de todas as pessoas que me acompanham, tem sido fundamental para a minha motivação”, vinca.

O UCI Granfondo Coimbra Region começa em Coimbra, passa por Vila Nova de Poiares, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Condeixa, Soure e termina em Montemor-o-Velho.

Recapitulando a 2023, Jorge Mariz terminou no 31º lugar da classificação geral e foi mesmo o melhor dos nove portugueses que estiveram em ação na prova de 159 quilómetros, na categoria de 19-34 anos, no Campeonato Mundial da UCI que se realizou, em Glasgow, na Escócia. O ciclista brigantino vai tentar novamente, este fim de semana, a qualificação para a competição mundial.

Foto: Eduardo Campos 

 

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira