Ciclismo: Brigantino Jorge Mariz vence Clássica Douro Internacional

PUB.

Ter, 24/09/2024 - 14:05


O ciclista finalizou no primeiro posto, com o tempo de 03h:23m:52.9s, no percurso de 123 quilómetros

O ciclista brigantino Jorge Mariz, da Penacova CEG Reconco, conquistou a vitória na geral e no escalão de Elites Masculinas na terceira edição da prova de ciclismo mirandesa Clássica Douro Internacional, que se realizou, no domingo, em Miranda do Douro.

Jorge Mariz finalizou no primeiro posto, com o tempo de 03h:23m:52.9s, no percurso de 123 quilómetros. O ciclista brigantino conseguiu vencer no sprint final  Diogo Graça, da Love Tiles, que ficou com a prata a menos de um de segundo de Jorge Mariz. Em terceiro lugar ficou o atleta dos Países Baixos Pieter Frolichs, que venceu em Masters A, com o tempo de 03h:24m:25s.

“A partir da segunda subida, foi uma grande luta até ao final entre quatro ciclistas. Ataquei os últimos três quilómetros, estava na frente da corrida, mas ainda assim fui alcançado pelo Diogo Graça. Chegámos ao fim colados, no mesmo segundo, mas felizmente levei a melhor no duelo e estou muito feliz pela vitória na geral e na categoria. O sprint não era algo que me caracterizava, porém este ano dediquei-me a aperfeiçoar certos detalhes e estou a melhorar”, explica Jorge Mariz.

O brigantino enaltece ainda o apoio que tem recebido ao longo da temporada. “Agradeço à minha família, que me tem apoiado sempre e com o apoio deles pedalar fica mais fácil”, refere.

Jorge Mariz vai participar na Volta ao Nordeste em Bicicleta, que arranca já na próxima sexta-feira. Espera “estar à altura” e representar “da melhor maneira Bragança e a equipa”.

Na clássica Douro Internacional, destaque ainda para o sexto lugar da geral do brigantino Flávio Cipriano. O ciclista do Velo Clube de Bragança alcançou o bronze na categoria Masters A, com o registo de 03h28m:01s.

A próxima prova de ciclismo na região será a quinta edição da Volta ao Nordeste. Vai para estrada na próxima sexta-feira com um contra-relógio nocturno, que será na cidade de Bragança e vai ter cinco quilómetros por séries.

A primeira etapa da prova do nordeste transmontano arranca, no sábado em Miranda do Douro e num trajecto de 144.1 quilómetros termina em Vinhais.

A segunda e última etapa parte de Vinhais e conta com um percurso de 106.7 quilómetros, que termina em Mirandela.

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira