CHNE espera benefícios com incentivo aos médicos

PUB.

Qua, 16/12/2009 - 10:04


O incentivo criado pelos ministérios da Saúde e das Finanças, que concede aos recém-licenciados em Medicina uma bolsa mensal de 750 euros, caso façam o seu internato num hospital do interior do país, pode trazer mais médicos para o Centro Hospitalar do Nordeste.  

Pelo menos assim espera o presidente do conselho de administração.

Henrique Capelas considera a medida positiva e encara-a como um complemento.

“Isto vem dar um sinal positivo e esperemos que isto possa vir a atrair mais internatos” refere.

 

Os 750 euros representam um acréscimo de 69% no ordenado base de um interno.

E para quem possa pensar que o montante não resolverá a falta de médicos na região, Henrique Capelas responde que “estamos num país onde os recursos são escassos mas estamos a falar de um bónus de 750 euros, quando o ordenado mínimo é inferior”.

 

O administrador considera que os 750 euros são um “empurrão”, mas o mais importante é a formação que cada hospital pode oferecer. “Neste momento, temos no centro hospitalar, bastantes médicos que já se formaram aqui e seguramente ficaram mais de 10 em áreas como medicina, cirurgia e ortopedia porque se sentiram bem inseridos” salienta.

 

Henrique Capelas garante que o Centro Hospitalar do Nordeste continua a tentar criar condições de atractividade para os médicos, de forma a colmatar a falta de clínicos em algumas especialidades.

Escrito por CIR