CHNE elabora plano de redução de custos

PUB.

Qui, 27/05/2010 - 09:55


O Centro Hospitalar do Nordeste não deverá ser afectado pelo impedimento de contratar médicos, decretado pelo Governo para os hospitais que apresentem prejuízo. No entanto, dentro de duas semanas deverá ser apresentado o plano de redução de despesa.    

Apesar de não aceitar prestar declarações gravadas, o presidente do Conselho de Administração, Henrique Capelas, confia que o atendimento aos doentes não será posto em causa e que, caso seja necessário, a própria Ministra da Saúde dará autorização à contratação de clínicos.

 

Nesta altura, o CHNE está já a trabalhar num plano de redução de custos, que segue as orientações do ministério, tendo 20 dias para o apresentar.

Segundo um documento publicado no Portal da Saúde, os hospitais-empresa, como é o caso do CHNE, terão de reduzir pelo menos em cinco por cento a despesa com horas extraordinárias e dois por cento a despesa com Fornecimentos e Serviços Externos.

 

A somar a estas reduções, o CHNE deverá limitar a 2,8 por cento o crescimento da despesa com a farmácia hospitalar.

Para além disso, e de acordo com o mesmo documento, tem trinta dias para elaborar um Guia de Boas Práticas de Combate ao Desperdício, cujo objectivo será poupar cinco por cento nas despesas correntes de cada serviço, com excepção das despesas de pessoal.

 

Recorde-se que a despesa do CHNE cresceu em 2009 mais de 30 por cento, situando-se nos 12 milhões e 400 mil euros.

Escrito por Brigantia