Cheias no Portelo chegam à Assembleia da República

PUB.

Qui, 04/03/2010 - 09:25


Um dos deputados do PSD eleito pelo distrito de Bragança, enviou um requerimento ao Governo pedindo apoio à população da aldeia. “O que eu quero é que, em primeiro lugar, o Governo tenha conhecimento da situação, se ainda o não tem, que avalie o caso e proceda ao pagamento de indemnizações”, explica.  

Adão Silva explica que este requerimento é dirigido a vários ministérios, pois Adão Silva considera que, nesta questão, são vários os responsáveis.

“O ministério da Economia, porque tem a ver com as minas, com a responsabilidade de preparar e manter o normal fluxo da ribeira, evitando que os inertes cheguem à povoação. O ministério da Saúde, pois tenho as maiores dúvidas que aqui não esteja envolvida uma questão de saúde pública” e, finalmente, “o ministério do Ambiente, pois esta é uma das áreas mais delicadas do Parque Natural de Montesinho”. “E se o Parque está cá para querer impor taxas para a utilização das florestas e dos terrenos, tem de estar cá para a protecção das populações.”

 

O parlamentar laranja estranha ainda a demora no aparecimento de uma solução para este problema.

“É muito mau e parece-me que só revela um certo desleixe e desinteresse que muitas vezes o Governo Central tem com zonas periféricas do país como é o caso do Portelo.”

 

Recorde-se que as primeiras cheias, no início de Janeiro, arrastaram toneladas de areia para a ribeira que atravessa a aldeia do Portelo, inundando uma habitação e danificando hortas e lameiros.

Dois meses depois as águas continuam a arrastar resíduos.

Escrito por Brigantia