Sex, 24/04/2009 - 10:50
A ideia é da câmara de Vinhais, em parceria com a empresa municipal PRORURIS.
Carlos Silva, o responsável da empresa, diz que o objectivo é reavivar a tradição e contribuir para estimular os criadores na produção dos animais.
“Esta ideia surge no seguimento de uma tradição local de chegas de touros. Até à data só existiam chegas combinadas, entre dois produtores. Surgiu-nos esta ideia para podermos apurar o conjunto dos melhores touros de raça mirandesa no distrito”, explica Carlos Silva.
A Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa elogia a iniciativa por considerar que pode ajudar “a combater a extinção da raça”, como refere Fernando Sousa, secretário técnico. Isto porque o número de fêmeas é na ordem das seis mil e o número de machos ronda os 350. Um dos grandes problemas associados ao diminuto número de animais da raça é a consanguinidade, devido a cruzarem-se animais aparentados. Se tivermos mais touros contribuímos para a variedade genética. E as chegas de touros são um contributo para isso.
O campeonato de chegas de touros realiza-se todos os domingos de 21 de Junho a 16 de Agosto, na Praça de Touros de Vinhais, que está a ser construída.
Este recinto tem capacidade para acolher cerca de três mil pessoas.
Carlos Silva, da PRORURIS, explica que “o campeonato está dividido em duas classes: uma para touros com mais de cinco anos e outra para touros com menos de cinco”. Cada um desses grupos “terá, depois, subgrupos, com apuramentos para quartos-de-final, meia-final e final”, conclui.
A organização estima que possam vir a participar cerca de 16 touros por classe.
Escrito por Brigantia