Centros de Saúde do distrito de Bragança já fazem vacinação contra HPV

PUB.

Ter, 28/10/2008 - 11:02


Já está disponível em todos os centros de saúde do distrito de Bragança a vacina que protege as mulheres contra o cancro do colo do útero.

A vacina contra infecções por vírus do papiloma humano (HPV) foi incluída no Plano Nacional de Vacinação e nesta fase destina-se às jovens nascidas em 1995 e que completem até 31 de Dezembro 13 anos.

A coordenadora da sub-região de saúde de Bragança, Berta Nunes, explica que as jovens com 13 anos devem dirigir-se ao Centro de Saúde “acompanhadas por um adulto ou com uma autorização escrita para poderem ser vacinadas”.

 

Para administrar a vacina não é preciso marcar consulta uma vez que são os enfermeiros que o fazem. 

 

No próximo ano vão ser vacinadas as jovens nascidas em 1996 e em 2010 as de 1997.

Apesar da afluência esperada até ao final deste ano, Berta Nunes não teme uma ruptura dos stocks. “Fizemos uma previsão do número de vacinas que precisávamos tendo em conta as jovens que completam este ano 13 anos e que estão inscritas nos Centros de Sáude, por isso, não vai haver nenhum problema de ruptura de stock”, garante.

  

Berta Nunes alerta ainda que a vacina por si só não chega e que é preciso tomar outro tipo de precauções. “É importante dizer que esta vacina que protege contra o cancro do colo do útero não é suficiente para diminuir a mortalidade e mesmo a incidência deste tipo de cancro”, refere. Por isto mesmo aconselha as jovens a usarem o preservativo, porque “é um método que protege não só contra a transmissão deste vírus do HPV, mas também contra outro tipo de vírus e bactérias”. Também as mulheres a partir dos 35 anos devem continuar a fazer rastreios.

 

Em Portugal morrem por ano cerca de 300 mulheres com cancro do colo do útero.