Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta vai disponibilizar consultas de pediatria, psicologia, ginecologia e obstetrícia

PUB.

Sex, 09/09/2022 - 10:06


A partir de 24 de Setembro, o centro de saúde de Freixo de Espada à Cinta vai ter consultas de pediatria, ginecologia, obstetrícia e psicologia.

Uma parceria entre o município e um grupo de médicos voluntários, com a colaboração da Unidade Local de Saúde do Nordeste. As consultas são gratuitas e vão acontecer todos os meses.

“Estas consultar irão decorrer com a periodicidade de todos os meses do ano, sempre com diferentes especialidades, algumas irão repetir-se, mas sempre no sentido de colmatar as falhas que existem. Demos uma nota à população, em que fazem a sua inscrição e marcação no centro de saúde, que está já articulado com o município e a ULS Nordeste para poderem aceder à consulta em que se inscreveram”, explica o presidente da câmara municipal, Nuno Ferreira..

De acordo com o autarca, é a primeira vez que consultas destas especialidades acontecem com tanta regularidade no concelho.

“Com esta periodicidade nunca existiu, num passado bem longínquo vinha a Freixo um conjunto de médicos que esporadicamente, uma vez ao ano fazia consultas para a população, mas não era dessa forma, todos os meses e com um grupo de médicos voluntários que vem com esta periodicidade é a primeira vez que existe no concelho”, afirmou.

Há ainda intenções de contratar um fisioterapeuta permanente, visto que actualmente os tratamentos de fisioterapia só acontecem duas vezes por semana. “A sala de fisioterapia já existente tem todas as comodidades para poder ser usufruída, o que falta é ter um fisioterapeuta permanentemente. Temos informação é que abre apenas duas vezes por semana e no resto da semana os munícipes têm de se deslocar a concelhos vizinhos. Naquilo que estamos a trabalhar, em conjunto com a ULS Nordeste, é de alocarmos lá um fisioterapeuta a tempo inteiro para que a sala de fisioterapia esteja aberta permanentemente ao serviço da população”, sublinhou.

Falhas na área da saúde no concelho de Freixo de Espada à Cinta que o município está a tentar resolver, em parceria com a Unidade Local de Saúde do Nordeste, à qual o centro de saúde da vila pertence. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais