Seg, 07/06/2010 - 09:16
“É para fazermos as nossas festas e as tradições da aldeia” refere Manuel Rodrigues, um dos habitantes, acrescentado que “isto a fazer muita falta à aldeia”.
“É um espaço que já devia estar a funcionar há muito tempo” reforça Ismael Margarido. “Vão fazer-se aqui muitas merendas, casamentos, baptizados” refere.
Já Cristina Lobato considera que vai servir “para promover o convívio entreva população porque a aldeia é pequena mas é tudo muito unido e fazem-se muitas festas”.
O presidente da junta de freguesia de São Julião de Palácios realça as dificuldades na organização de convívios antes da existência deste espaço.
“As festas que se fazem no Verão, e até a Festa Tradicional da Música e na Malha, tínhamos de pôr uma mesas na rua ao sol” explica Elias Vara. “Começamos a pensar em fazer este centro com o apoio da câmara e da associação cultural. Custou 85 mil euros e o salão até tem um painel do ciclo do vinho e da cegada” salienta.
A câmara de Bragança financiou esta obra em 80%.
Agora a junta quer construir um equipamento semelhante em Caravela, a outra aldeia anexa.
O presidente da câmara diz que tal só será possível dentro de dois anos. “Vai ser possível apoiar” garante Jorge Nunes. “Eles já queriam ter feito isso há algum tempo, mas é preciso hierarquizar prioridades. Dentro de dois anos será possível concretizar essa ambição da freguesia”.
Mas a junta espera poder avançar com a empreitada no início do próximo ano, uma vez que o projecto de execução está praticamente concluído.
Escrito por Brigantia