Centenário da morte de Trindade Coelho deu mais visibilidade a Mogadouro

PUB.

Sex, 07/08/2009 - 08:20


Estão a chegar ao fim as comemorações do centenário da morte de Trindade Coelho, escritor português nascido em Mogadouro. No entanto, é em Lisboa, cidade onde morreu há 101 anos, que vai decorrer o encerramento do centenário da morte com a inauguração da exposição “Estas Infinitas Saudades”.    

Uma mostra itinerante, com parte do espólio do escritor, que já esteve em outras localidades por onde passou o poeta.

“Dentro do programa que fizemos e que apresentamos ao Programa Operacional do Norte exigia-se uma exposição itinerante pelos diversos locais por onde passou Trindade Coelho” explica o presidente da Câmara de Mogadouro. “Então abordamos Portalegre, Coimbra, Lisboa e Ovar”.

 

Moraes Machado considera que as comemorações do centenário da morte de Trindade Coelho serviram também para projectar o concelho.

“Permitiu-nos projectar o nome do autor e a sua obra, embora já fosse muito conhecido” afirma. Por outro lado, “permitiu-nos sobretudo projectar o nome de Mogadouro pois estamos aqui no interior e estas coisas servem para dizer que existimos”.

 

A Câmara de Mogadouro patrocina ainda a oferta de algumas obras de Trindade Coelho à Biblioteca Central da Câmara Municipal de Lisboa.

Escrito por CIR