Cebolo de Alfaião com mais qualidade mas menos quantidade

PUB.

Seg, 16/05/2022 - 09:09


Este domingo, a chuva não foi muito favorável à feira de cebolo de Alfaião, no concelho de Bragança, mas ainda assim clientes não faltaram

O evento não aconteceu nos últimos dois anos devido à pandemia, mas este ano a retoma contou com sete produtores. O cebolo desta aldeia é conhecido pela sua qualidade. E Alda Preto, que já o vende desde que se lembra, explica porquê.

“A terra quente, que é a terra dos lagartos. É um lugar que se dá muito bem o cebolo. Já no tempo dos nossos avós. O ano passado vendi 350 molhos, é muito cebolo, e não tivemos feira”, disse.

O tempo seco durante alguns meses e o frio e geada que se fez sentir em Abril, não diminuiu a qualidade do cebolo, mas trouxe quebras na produção. Domicilia Pereira diz ter produzido menos este ano, mas ainda assim teve que guardar algum para a feira, porque se vende muito bem.

“A produção não foi tão boa. Nasceu bem, mas perdeu se bastante, porque veio muito frio, muito gelo e começou-se a perder. Costumo vender muito cebolo. Já tenho os clientes de sempre que mo vêm buscar a casa. Guardei cebolo para a feira senão já não tinha”, contou.

Há quem aproveita sempre esta feira para comprar o cebolo. É o caso de Silvina Mendes.

“Venho aqui porque dizem que é bom este cebolo. Já vim outros anos e confirmo, é mesmo bom. Saem umas cebolas grandes”, disse.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, Luís Carvalho, há 15 produtores de cebolo em Alfaião. Conhecimento que passa de geração em geração e que contribuiu para a qualidade do produto.

“Acaba por ser um passar de testemunho para os mais jovens para também incentivar à produção do cebolo”, referiu.

A Feira do Cebolo de Alfaião realizou-se pela primeira vez há seis anos. Não aconteceu durante dois anos devido à pandemia, mas voltou este domingo com o cebolo de qualidade como já é esperado.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais