CDU de Bragança lembra que foi a única na Assembleia Municipal que se opôs à construção da nova zona industrial

PUB.

Sex, 31/01/2025 - 10:55


A reação da CDU de Bragança a toda a polémica das últimas semanas associada a Hernâni Dias

Depois de se saber que estão a ser investigadas alegadas irregularidades na construção da nova zona industrial de Bragança e circular interior, a CDU de Bragança vem agora lembrar que sempre esteve contra estas obras e que foi a única na Assembleia Municipal que se opôs.

“Era um erro grosseiro em termos de planeamento urbano, porque a área que se pretendia fazer esta expansão tinha um amortecimento dos impactos da zona industrial sobre a área residencial, seja em termos visuais, em termos da poluição acústica, atmosférica e sempre estranhámos muito qual a pertinência. Além disso, muita gente não sabe, mas esta área tem uma importância geológica muito importante”, defendeu José Castro, deputado municipal da CDU.

Para o deputado municipal, a investigação da Procuradoria Europeia veio dar razão à CDU que põe ainda em causa a pertinência de outras obras. “O tempo e os acontecimentos vieram dar razão à CDU. Era uma obra completamente desnecessária, é uma obra que agora levanta imensas suspeitas. O que está por trás desta demissão leva-nos a desconfiar de muitas outras obras, qual a pertinência de muitas outras obras, nomeadamente a circular interna de via única, com dificuldades de escoamento de trânsito e que está também a ser investigada”, disse.

As alegadas irregularidades da zona industrial e da circular interior foi apenas a ponta do iceberg de toda a polémica que está associada ao ex-autarca de Bragança. Soube-se entretanto que, enquanto secretário de Estado da Administração Local, terá constituído duas agências imobiliárias enquanto o seu ministério revia a lei dos solos. Hernâni Dias demitiu-se esta terça-feira do cargo.

A CDU vê a situação com “preocupação” e aguarda o resultado da investigação.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais