CDU contesta obras de alguns bairros de Bragança

PUB.

Ter, 24/06/2008 - 08:06


A CDU acusa a câmara de Bragança de falta de actuação fiscalizadora em obras que têm vindo a decorrer em alguns bairros da cidade. O grupo municipal da CDU considera que a rede viária dos bairros do Campelo, Mãe D’Água, Coxa, Santiago e Pinhal, apresentam um grave estado de degradação.

 

Uma situação que, segundo os comunistas, tem vindo a arrastar-se nos últimos anos por causa de obras de instalação e remodelação de redes de distribuição de serviços como é o caso do telefone, TV cabo e gás.

 

A CDU diz que os rompimentos feitos durante estas intervenções não foram devidamente reparados, como refere José Castro, do grupo municipal da CDU. “Uma série de empresas que são concessionárias de rede de energia telecomunicações e a reposição que lhe era devida não tem sido acautelada, o que tem acarretado graves inconvenientes para a qualidade de vida dos habitantes”, explica José Castro. “Tem havido bastantes queixas na CDU, de entre as respostas evasivas o executivo tem nos informado que a reabilitação estaria para acontecer, não tem dado justificação para esta falta de fiscalização”, considera o partidário acrescentando que “a autarquia,  ora diz que está abrir o concurso ou que está a espera das propostas, a situação está cada vez pior”.

   

Alguns habitantes destes bairros, ouvidos pela Brigantia, manifestam-se descontentes com a situação. Queixam-se sobretudo do pó e da degradação das vias que danifica as viaturas. Por isso, há quem defenda que estas intervenções deveriam ter sido feitas todas ao mesmo tempo. “ Primeiro foi a instalação da rede cabo, entretanto foram feitas umas alterações não souberam fazer tudo ao mesmo tempo para isto demorar uma semana, quinze dias”, sugere um morador. ”Eu penso que está muito mau por causa dos carros e temos a casa cheia de pó, nunca mais acabam, de fazer os buracos, podiam ter feito logo tudo uma vez”, refere outra moradora.

  

O presidente da câmara de Bragança responde que a CDU anda mal informada. Jorge Nunes lembra que no Campelo e em Santiago, por exemplo, a autarquia está a fazer intervenções para melhorar as condições da via pública. “Quer em Santiago, quer em Campelo e noutros bairros estão a fazer-se intervenções de substituição de infra-estruturas, as redes estavam deterioradas”, esclarece o autarca. “Aproveitámos para alterar outros trabalhos, como seja rebaixar passeios nas zonas de passadeiras para garantir acessibilidades aos deficientes, uma vez que vamos meter tapete nestes bairros”, afirma Jorge Nunes referindo que a ideia é garantir a acessibilidade total. Segundo o autarca vão ser feitas pequenas intervenções em águas fluviais, em colectores, colocação de alguma infra-estrutura ou alguma correcção, trata-se de um planeamento tendo em vista fazer bem”, garante.

  

Ainda assim, a CDU promete levar novamente o assunto à próxima assembleia municipal e apela aos moradores desses bairros para estarem presentes nessa sessão.