CCPA de Quintanilha vai ser reforçado este ano

PUB.

Qui, 25/02/2010 - 10:01


O Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Quintanilha vai ser reforçado com mais homens ainda este ano. A garantia é deixada pelo Governador Civil de Bragança.  

Jorge Gomes reconhece que faltam meios no posto de Quintanilha mas espera que sejam preenchidas as 35 vagas previstas.

“Sabemos que ainda não têm todos os recursos humanos que se prevê venha a ter. Neste momento consegue-se assegurar o funcionamento mas esperamos que a curto prazo seja dotado de recursos humanos quer da PSP, da GNR quer do SEF, que é o que tem maior deficiência”, declarou.

Jorge Gomes sublinha, no entanto, que já tinha ficado acordado com o Ministério da Administração Interna que sempre que fosse preciso fazer uma operação, viriam meios humanos de outros pontos do país.

“Quando o SEF admite ter pouca gente é, sobretudo, para fazer acções exteriores. E isso pode ser feito com brigadas que venham de outros pontos do SEF. Mas espera-se a colocação de mais gente no CCPA de Bragança a qualquer momento.”

Ainda na terça-feira à noite, numa conferência sobre segurança transfronteiriça, o Governador Civil de Bragança alertou para os problemas que a falta de meios poderia causar na cooperação com Espanha.

Mas agora Jorge Gomes garante que o funcionamento do CCPA não está em causa “de forma nenhuma”. “Espanha tem cumprido com cinco elementos, mas esperamos que também aumente o seu efectivo”, referiu. Confrontado com as declarações da véspera, em que, segundo a Lusa, disse que a falta de meios punha em perigo a cooperação com Espanha, Jorge Gomes esclareceu que espera “que não seja por falta de recursos humanos que seja posto em causa o funcionamento do CCPA”.

A Brigantia sabe que a situação do CCPA de Quintanilha vai ser discutido já esta sexta-feira, numa reunião com a Secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo.

Escrito por Brigantia