Carruagens da linha do Tua não são apropriadas

PUB.

Qui, 28/08/2008 - 10:06


O Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT) defende a utilização de outro tipo de carruagens naquela via-férrea. Os responsáveis entendem que as actuais composições do metro não são adequadas ao serviço.  

O primeiro aspecto apontado é a falta de conforto e comodidade. “Para uma viagem de mais de uma hora e meia, não há casas de banhos” refere André Pires. Além disso, “é o próprio desconforto das composições de que as pessoas se queixam”.

 

Por outro lado, o movimento defende que a segurança também passa pela utilização de outro tipo de composições na linha.

André Pires, entende que o material utilizado é leve e mais susceptível a eventuais descarrilamentos. “As carruagens também representam alguma insegurança porque é material muito leve, considerado pelos próprios ferroviários” afirma, acrescentando que “há outro tipo de material que se encontra ao abandono e que servia as necessidades da linha do Tua”. Este membro do MCLT refere que “A CP já requalificou material de via estreita e vendeu-o a outros países e é pela que não o tenha feito para a linha do Tua”.

 

André Pires sugere que a CP e a REFER disponibilizem outro tipo de composições, como é o caso das antigas napolitanas. “As pessoas lamentam não poderem viajar nessas carruagens porque são mais cómodas e têm casa de banho, mas existe outro tipo de material que poderia ser requalificado”.