Carrazeda de Ansiães só tem água para um mês

PUB.

Ter, 03/11/2009 - 12:44


A barragem da Fontelonga, que abastece o concelho de Carrazeda de Ansiães só já tem água para este mês de Novembro. A albufeira está a dar as últimas e já fez disparar o alarme na Câmara Municipal, com o novo autarca, José Luís Correia, a eleger este dossier como o primeiro a tratar:  

“Terei que falar com o responsável pela empresa de águas e teremos de ver como vai ser resolvida a situação, porque não quero que falte a água à população do meu concelho. Penso que já deveriam ter sido tomadas medidas. A informação que tenho é que só há água para um mês, o que é preocupante.”

Francisco Morais, administrador da Águas de Carrazeda, empresa privada que explora e gere o abastecimento público de água e a rede de saneamento, confirma que a água disponível na barragem da Fontelonga só dá para mais um mês e garante que já estão em cima da mesa planos de contingência, embora não especifique as medidas que vão ser tomadas:

“As previsões é que sejam para perto de um mês, com planos de contingência que já estão aprovados. Estamos já a estudar soluções alternativas.”

Francisco Morais só avança as medidas do plano de contingência depois da reunião com o presidente da Câmara de Carrazeda, mas é certo que em algumas aldeias vão manter-se em funcionamento captações locais e antigas que, com o devido tratamento, garantem o abastecimento às populações e poupam a barragem da Fontelonga.

Nos restantes concelhos da região não há, por enquanto, motivos para grandes preocupações, até porque o Verão já passou e se acredita que há-de chover nos próximos meses.

Antes de Carrazeda de Ansiães, também os concelhos de Bragança e Vimioso se viram a braços com problemas de falta de água, sendo o caso mais grave o de Vimioso, onde foi necessário que os bombeiros de Bragança transportassem para lá, diariamente, em seis camiões cisterna, 350 mil litros de água.

E tudo porque não existia capacidade para reservar água nos rios que atravessam o concelho e que no Verão secam: Angueira, Maçãs e Sabor.

Uma situação que está, neste momento, resolvida.

Escrito por CIR