Carrazeda de Ansiães já tem centro interpretativo no castelo

PUB.

Seg, 19/04/2010 - 10:50


O Centro Interpretativo do Castelo de Ansiães foi inaugurado ontem. Fica na zona história da vila de Carrazeda e pretende ser um ponto de partida para a descoberta do património arqueológico do concelho.

O autarca, José Luís Correia, espera que o novo equipamento contribua para guiar os turistas pelas potencialidades de Carrazeda de Ansiães:“Será um centro difusor. Dele partirão iniciativas no sentido de chegar aos mais variados pontos do concelho, onde haja património arqueológico. De lá partirão visitas guiadas para divulgarmos todas as nossas potencialidades turísticas, baseadas no património arquitectónico e arqueológico.”

O presidente da Câmara de Carrazeda também sabe que há trabalho a fazer para que o centro interpretativo funcione:

  “Divulgá-lo e criar iniciativas que sejam apelativas ao público”, sublinha.

Luís Pereira, arqueólogo que liderou a investigou na vila amuralhada de Ansiães, encara o centro interpretativo como o resultado de 16 anos de trabalho.

 O financiamento para as campanhas de escavações foi sempre escasso e a solução passou pelo voluntariado.Agora que está finalmente aberto, deverá ser o centro de compreensão do Castelo de Ansiães.

Mas Luís Pereira pensa que ainda há muito a fazer naquele sítio arqueológico:

 

 “O objectivo era tornar este imenso espaço, com três hectares, numa ruína com discurso. Tinha de ser criada um campo arqueológico de permanência, com intervenção permanente, com obras de restauro e depois com a criação de discurso, para quem chegue aqui consiga perceber sozinho o que representa o castelo para a região de Carrazeda e toda Trás-os-Montes.”

 

Sobre o Castelo de Ansiães foram já publicadas algumas brochuras e há muita informação disponível na Internet, em www.castelodeansiaes.com.

Escrito por CIR