Caretos de Podence atraíram milhares de visitantes

PUB.

Qui, 18/02/2010 - 11:14


Milhares de pessoas passaram por Podence, em Macedo de Cavaleiros, nos três dias de Entrudo Chocalheiro. A tradição dos caretos falou mais alto e chegaram a esta aldeia transmontana turistas de todos os pontos do país e, inclusive da vizinha Espanha.  

As figuras enigmáticas do nordeste transmontano, que já estiveram praticamente em vias de extinção, são agora cada vez mais acarinhadas e não faltam facanitos para não deixar morrer esta cultura.

A aposta da edição deste ano foi a noite da máscara mágica, que segundo a organização, teve um resultado positivo.

Podence teve no segundo dia de Entrudo Chocalheiro um apagão. Propositado, claro está, ou não fosse a noite intitulada de mágica. De máscara no rosto e tocha na mão, desde o largo da igreja à casa do Careto, finalizando com a queima da noiva e um baile tipicamente carnavalesco, proporcionado pelos Roncos do Diabo, um grupo de música tradicional.

“Essa actividade foi bem conseguida, tivemos as ruas de Podence completamente cheias. É uma nova actividade que é para fazer nos próximos anos”, garante.

Nos anos 70/80 do século passado, a tradição dos Caretos esteve praticamente extinta, mas hoje a reviravolta foi total. Não faltam jovens com vontade de vestir o fato, aos quais se apelida de facanitos, e está alargada assim a sobrevivência da cultura nordestina.

 “Cada vez há mais adeptos em ser caretos e conseguimos mais facanitos a cada ano. Os caretos recomendam-se, o Entrudo Chocalheiro foi uma aposta ganha. É um evento que faz parte do cartaz turístico do Nordeste Transmontano.”

A provar a vitalidade do Grupo de Caretos de Podence estão os convites para iniciativas no estrangeiro. Já este fim-de-semana os Caretos de Podence estão à solta na Galiza e no próximo viajam até França, mais uma vez.

Escrito por CIR