Carção preserva cantares tradicionais em CD

PUB.

Seg, 30/08/2010 - 09:13


Promover a cultura e as tradições da aldeia de Carção, no concelho de Vimioso. Foi com esse objectivo que a Associação Almocreve apoiou a publicação de três livros e a recolha de cantares tradicionais. São dois cds com músicas tradicionais, cantados por alguns dos habitantes da aldeia de Carção, concelho de Vimioso.  

Segundo Paulo Lopes, um dos responsáveis da associação, esta é uma iniciativa que pretende divulgar e preservar a memória da terra e que deverá continuar no futuro.

“Está relacionado com uma recolhas de canções mais antigas que eram cantadas na segada, por exemplo” afirma acrescentando que “as canções não foram todas gravadas. Em princípio, no próximo ano teremos mais”.

 

Para além dos dois cds, editados juntamente com a revista Almocreve do mês de Agosto, a associação apoiou ainda a edição de três livros.

Um de poesia, de Sara Afonso, que já vai na segunda edição, e outro Francisco Costa Andrade.

“Tem a ver com a emigração feita a salto a partir dos anos 60. É um trabalho interessante porque fez uma recolha junto da população dessa época” explica.

 

Para além destes dois, na última sexta-feira foi ainda apresentado um livro de 260 páginas sobre o culto a Nossa Senhora das Graças, a padroeira da aldeia.

O antropólogo Luís Vale estudou, ao longo de um ano, os costumes da festa e ficou impressionado com o fervor com que é vivida pelas gentes da terra.

“O andor vai no cortejo e vai parando em cada janela onde haja pessoas e mantas a cobrir as fachadas. As pessoas vão colocando nas fitas do andor as suas promessas” explica. “É impressionante a dimensão monetária que o andor abarca pois estamos a falar de milhares de euros por ano” refere, acrescentando que “no ano passado foram cerca de 45 mil euros”.

 

Luís Vale diz mesmo que é difícil encontrar outros pontos do país com as tradições que ainda se encontram em Carção.

“Não quer dizer que não existam outras similares no país, mas esta contempla alguns pormenores que se não forem únicos, são já raros” afirma, como é o caso “da questão do andor de porta em porta, o facto de a comissão de festas que é eleita anualmente não ter verbas iniciais e começar sempre do zero”.

 

Os livros e os CDs foram promovidos pela Associação Almocreve, de Carção, e tiveram o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara de Vimioso.

A apresentação pública decorreu na última sexta-feira.

Escrito por Brigantia