Canil de Bragança vandalizado

PUB.

Seg, 24/11/2008 - 08:53


O novo canil de Bragança, que está a ser construído em parceria entre a Associação Brigantia Protectora dos Animais e a câmara municipal, foi vandalizado na noite de sexta para sábado. A infra-estrutura já tinha inauguração marcada para o próximo fim-de-semana, mas os estragos obrigam, assim, ao seu adiamento.  

Foi um grupo de voluntários, que ía ajudar a pintar o canil, que se deparou com o cenário de destruição na manhã de ontem. “Destruíram a vedação toda partindo as vigas todas” refere Lurdes Gonçalves, presidente da Associação Brigantia Protectora dos Animais. “A parte eléctrica também está toda destruída tal como as portas, janelas e algumas telhas”. A associação ainda não fez contas aos prejuízos, mas fala em alguns milhares de euros. Entretanto, a GNR também já tomou conta do caso.

 

A presidente da associação considera a situação “estranha” dado que o canil estava prestes a entrar em funcionamento. Ainda assim Lurdes Gonçalves suspeita que estes actos tenham sido causados por anterior empreiteiro com quem teve diversos problemas. “Eu recebi ameaças de uma pessoa que disse que ía fazer precisamente isto” revela a responsável. “Os desentendimentos começaram no não cumprimento do projecto” acrescenta. Além disso “ele não avançava com os trabalhos, recebia o dinheiro e não punha cá os pés quando havia prazos para cumprir”.

 

A obra orçada em cerca de 100 mil euros é suportada em 50% pela câmara municipal que também cedeu o terreno. Para já os animais vão manter-se no antigo canil, que fica situado numa zona onde já decorrem obras de construção de uma circular interna à cidade de Bragança. “Vamos avaliar a situação para encontrar soluções o mais breve possível” refere o presidente da câmara. “Embora a transferência dos animais estivesse prevista para os próximos dias, penso que esta situação não irá causar grandes atrasos na obra da circular” acrescenta Jorge Nunes.