Seg, 19/02/2024 - 09:22
Hernâni Dias, candidato a deputado pela AD, falou da redução da fiscalidade no Interior do país, tornando regiões como Trás-os-Montes mais atractivas e competitivas. “Com o IRC a ser reduzido seis pontos percentuais, dois por ano, mas também a redução do IRS, até ao oitavo escalão, inclusivamente o IRS para os jovens até aos 35 anos, com uma taxa máxima de 15%. Estamos a falar de uma fiscalidade muito efectiva e interessante para aquilo que pode ser a capacidade de sermos mais atractivos no território”, disse.
No entanto, o candidato não poupou críticas ao Governo, nomeadamente no que toca a promessas que foram feitas para a construção de uma nova estrada que ligará Vimioso a Bragança.
Hernâni Dias disse que a ministra da Coesão Territorial falhou aos seus compromissos. “Não tem havido essa vontade própria do Governo de poder concretizar esta intervenção, como outras que ainda estão hoje por concretizar, nomeadamente a conclusão do IC5 ou do IP2. A inserção da linha de alta velocidade do Porto a Zamora, que é uma importante infra-estrutura de desenvolvimento de todo o território da região Norte, mas sobretudo do nosso distrito”, vincou.
E no seguimento de todos os protestos feitos pelos agricultores e das negociações com a ministra, o social-democrata vinca que o problema está longe de ser resolvido. A região continua com falta de regadio e há, pelo menos, três barragens no concelho de Bragança, em Parada, Calvelhe e Rebordãos, que continuam sem resposta do Governo.
A convenção distrital da Aliança Democrática decorreu, no sábado, em Macedo de Cavaleiros, com a presença do vice-presidente do PSD, António Leitão Amaro.
Escrito por Brigantia