PUB.

Campeonato de jogos tradicionais da CIM TTM juntou cerca de 500 participantes na final em Bragança

PUB.

Seg, 19/09/2022 - 09:57


O primeiro campeonato de jogos tradicionais da comunidade intermunicipal Terras de Trás-os-Montes reuniu ontem em Bragança cerca de 500 participantes dos 9 concelhos.

O jogo do fito, da raiola, da relha, de tracção à corda ou a corrida de sacos voltaram a ser protagonistas no dia de ontem, no recinto de promoção e valorização das raças autóctones na capital de distrito.

Hermínio Silva, de Freixedelo, Bragança, gostou de voltar a jogar o jogo da relha, que consiste no lançamento da parte de metal dos antigos arados, e recordar assim outros tempos e acabou por ficar em primeiro lugar. “É lançar o mais longe possível com três tentativas, cheguei a 20,44 metros. Foi uma maneira de recordar os velhos tempos, acho isto bem, a ver se o pessoal novo quer alguma coisa com isto, mas jovens a jogar a relha havia poucos, eles não sabem jogar, é só playstations e isso”, afirmou.

Os jogos digitais ficaram um pouco de lado para alguns jovens que também participaram no campeonato. Um dia divertido para os jogadores, especialmente para quem ganhou como foi o caso da equipa de Alfândega da Fé vencedora na tracção à corda. “Nada melhor do que ganhar, treinei muito. Gosto destes jogos”, conta um dos participantes”, referiu.

O presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Jorge Fidalgo, considera que a iniciativa tem o papel de ajudar a preservar estas tradições que fazem parte da cultura da região, promovendo a união entre todos. “É um verdadeiro projecto intermunicipal e que congrega os vencedores de cada concelho e acima de tudo recuperar a tradição do que eram os fins-de-semana nas nossas aldeias em que as pessoas se divertiam e conviviam praticando este tipo de jogos. Ora fazendo parte desta identidade cultural queremos recuperá-la, promovê-la e dá-la a conhecer a quem nos queira visitar”, sublinhou.

Depois da edição deste ano ter acabado em Bragança, a final do próximo ano ser em Vila Flor seguindo a iniciativa para os restantes municípios desta CIM.  Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro