Campanha Ponto Solidário ajuda 350 crianças

PUB.

Qui, 14/10/2010 - 09:13


Superou todas as expectativas a campanha “Ponto Solidário” de recolha de bens que vão reverter a favor de quatro instituições que apoiam cerca de 350 crianças e jovens do concelho de Mirandela. Durante três meses, esta iniciativa da Loja Ponto Já conseguiu mobilizar recursos e consciencializar a sociedade civil da necessidade de se envolver e participar em acções desta natureza.  

Mais de 900 artigos de materiais escolares, 1200 peças de vestuário e calçado, mais de quatro centenas de produtos de higiene pessoal e produtos para o lar e 65 utensílios para crianças, foi o resultado obtido pela campanha ponto solidário, promovida pela Loja Ponto Já de Mirandela, no âmbito do ano europeu de combate à pobreza e à exclusão social que pretende sensibilizar os jovens para as desigualdades sociais.

 

Durante três meses, entidades públicas, privadas e particulares deram um sinal muito positivo de solidariedade que superou todas as expectativas.

“Não estávamos à espera que as pessoas e as empresas contribuíssem como contribuíram” confessa o vereador do Município de Mirandela, que coordenou a iniciativa. “As pessoas corresponderam e acredito que ainda vão contribuir mais numa próxima iniciativa” acrescenta.

 

José Maçaira considera que serão precisas outras iniciativas do género, até porque com as recentes medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, o município tem registado um aumento considerável de pedidos de apoio social, só que a autarquia não consegue, por si só, responder a todas as lacunas.

“Há um aumento significativo de pedidos por pessoas que ficam desempregadas ou que perdem o subsídio de desemprego e aí têm necessidades de bens” explica, acrescentando que “a autarquia tem dado resposta até um determinado ponto e depois temos de promover iniciativas destas” afirma.

 

Para o vice-provedor da santa casa da misericórdia de Mirandela, a quem cabe a gestão do CAT (Centro de Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco), uma das instituições contempladas nesta campanha, a iniciativa é importante porque também alerta a comunidade para as dificuldades destas instituições.

“Isto é importante porque alerta a comunidade para o que está a passar. Não representa muito economicamente mas é um acto de amor para com aquelas crianças que foram abandonadas” afirma Dinis Veiga.

 

Para além do CAT fora também contempladas a Casa do Menino Jesus de Pereira, o centro Juvenil Salesiano e a delegação de Mirandela da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

Os bens recolhidos nesta campanha ponto solidário foram entregues de acordo com as necessidades previamente indicadas pelas quatro instituições.

Escrito por CIR