Campanha de solidariedade para ajudar imigrante ucraniano em Carrazeda de Ansiães

PUB.

Qua, 22/12/2010 - 11:12


A Junta de Freguesia de Beira Grande, em Carrazeda de Ansiães, lançou uma campanha para angariar apoios para um imigrante ucraniano com graves problemas de saúde e que pretende ser repatriado.

O presidente da junta, Aníbal Meireles, adianta que a situação do imigrante de 51 anos e sem possibilidade de trabalhar não o deixou indiferente.

“Ele está Beira Grande há uns dois anos. No primeiro ano ainda ia fazendo alguma coisa, por fora. Fazia serviço para quem o chamava, mas já com muita dificuldade. Acabava por fazer as tarefas de casa para os amigos. Mas está sozinho há um ano. Pesa 180 quilos e não é fácil movimentar-se.”

Aníbal Meireles explica que se trata de uma doença complicada, que obrigou a internar o imigrante no hospital de Mirandela.

“Estive a falar com ele e disse-me que lhe tinham tirado vinte e tal litros de líquidos. Perguntei-lhe se queria ir para a terra dele. Ele disse que sim, mas que o bilhete custa 400 ou 500 euros”, explica o autarca.

Mas a intenção da Junta de Freguesia da Beira Grande não é só arranjar dinheiro para o repatriamento do imigrante, mas também garantir que poderá pagar um tratamento quando chegar à Ucrânia.

“A ideia é, também, arranjar-lhe roupa, que ele não tem roupa. Ir lá um alfaiate tirar-lhe as medidas e comprar-lhe umas botas. E que leve algum dinheiro para que ao chegar lá resolva a vida dele. Se cure, com bandas gástricas ou para que comece nos primeiros meses e depois resolva a vida dele.”

Para recolher apoios foi aberta uma conta solidária da Caixa Agrícola de Carrazeda de Ansiães, onde os interessados em ajudar poderão solicitar o NIB para uma transferência de dinheiro ou fazer directamente o depósito.

 

NIB 0045 2190 402 408 308 556 8

Escrito por CIR