Caminhadas podem ser negócio lucrativo em Miranda do Douro

PUB.

Ter, 26/10/2010 - 09:20


O Douro Internacional pode contribuir para fazer crescer a economia do Planalto Mirandês. Os recursos naturais de Miranda do Douro são as ideais para explorar as actividades ao ar livre.

Foi esta a conclusão de um estudo de dois anos, feito por investigadores portugueses e espanhóis à geologia das Arribas do Douro, onde querem traçar os melhores trajectos à prática de caminhadas ao ar livre.

Ronaldo Gabriel, director do projecto apresentado em Miranda do Douro, refere que o objectivo é divulgar o património natural do Douro Internacional.

“É contribuir para a promoção do património cultural, natural, nas regiões onde intervimos. Aqui, temos focado os nossos trabalhos nos aspectos geológicos, climáticos e relacionados com a prática de exercício físico.”

Valentín Diéguez, director do Centro de Estudos Ibéricos ligado à Universidade de Coimbra e Salamanca, frisa que são os pequenos projectos a receita para estimular a economia.

 “Há que dar mais participação às entidades menos e às cidades mais pequenas. Miranda foi pioneira. Têm é de ser iniciativas pequenas. Há que procurar pequenos projectos que consolidem o tecido social e económico.”

Um projecto financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP), com vista ao o desenvolvimento turístico da região do Douro Internacional.

Os recursos naturais do Planalto Mirandês a poderem ser usados para negócios ligados às actividades ao ar livre.

Escrito por CIR