Câmara de Mogadouro remodelada

PUB.

Qua, 12/08/2009 - 11:13


O edifício da Câmara Municipal de Mogadouro entrou finalmente em obras de remodelação. As instalações da autarquia ocupam o antigo Convento de São Francisco, que data do século XVI, e há muito que precisavam de alguns melhoramentos. Depois de arranjos internos, agora é a vez do exterior.  

Fachada, jardins e ainda parque de estacionamento vão ficar de cara lavada.

Há oito anos quando Moraes Machado tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Mogadouro idealizou um projecto de reformulação do edifício seiscentista que fora o Convento de São Francisco.

O objectivo era a remodelação total, mas as obras não avançaram na altura porque os sucessivos governos “Parou um pouco porque o Governo da altura tinha-nos prometido 800 mil, mas com a mudança sucessiva de Governos, não se realizou. Optámos por colocar o telhado, pôr balcões e humanizar o atendimento”, explica o autarca.

 

Claustros, jardins e estacionamento, quase sempre congestionado, vão agora sofrer algumas alterações. O autarca mogadourense explica em que consistem as obras.

“Vamos ter um espaço de estacionamento subterrâneo, com 150 lugares. Isso liberta o espaço exterior para um jardim, aumentar o espaço do edifício para colocar obras e arte que temos. Alindar, agilizar e tornar mais funcional o edifício”, sublinhou Moraes Machado, adiantando que o custo da obra é de um milhão de euros.

 O financiamento foi candidatado ao QREN, inserido na recuperação da zona histórica da vila de Mogadouro.

“Foi também aprovado esse projecto com 4,5 milhões de euros.”

 

 O núcleo histórico já estava reconstruído: castelo e praça da Misericórdia. Agora faltava o Convento de São Francisco, edifício do século XVI que alberga a Câmara. O prazo de execução da obra é de 360 dias.

Escrito por CIR