Câmara de Mirandela toma hoje posse

PUB.

Sex, 23/10/2009 - 11:40


Doze dias depois das eleições autárquicas, esta tarde realiza-se a instalação dos novos órgãos autárquicos do concelho de Mirandela. No executivo da câmara municipal as novidades são os dois vereadores eleitos pelo partido socialista, na assembleia municipal, dos 75 elementos há 31 novos deputados, relativamente ao último mandato, sendo que 20% são mulheres. Dos 37 presidentes de junta, 10 são novos no cargo.  

Na câmara municipal, o elenco do executivo deixa de ser apenas representado por vereadores de dois partidos (PSD e CDS/PP).

Nos últimos quatro anos, eram quatro elementos do PSD e três do CDS/PP, agora os sociais-democratas voltam a ter quatro elementos, precisamente os mesmos dos últimos quatro anos: José Silvano, António Branco, Gentil Vaz e José Maçaira.

 

Depois as novidades vêm do PS que passa a contar com dois vereadores: Júlia Rodrigues e João Casado.

Já o CDS/PP deixa de ter três vereadores fica apenas com um, neste caso repete Graça Calejo.

Nos sete elementos, registe-se a presença de três mulheres.

 

A Assembleia Municipal vai ter 31 caras novas, cerca de 40%, sendo que a representatividade das mulheres duplica, relativamente ao último mandato.

Passam a ser 16, quando eram apenas oito, passam a ser 20% dos deputados municipais.

No novo elenco, a Assembleia Municipal passa a ter 54 deputados do PSD, mais quatro que nos últimos quatro anos, sendo 20 eleitos directamente, mais 34 presidentes de junta.

 

Já o PS, conta com dez deputados, mais três que no último mandato. A bancada do CDS/PP deixa de ter 16 membros, ficando-se agora pelos 8.

A CDU mantém um membro, enquanto dois presidentes de junta, de Carvalhais e Fradizela vão estar na assembleia municipal como independentes.

 

Registo para as saídas de algumas figuras com muitos anos de assembleia municipal, como são os casos de Aníbal Garcia, Rui Fialho, Leonel Xavier, Alexandrino Pinto e David Garrido.

Escrito por CIR