Câmara de Miranda do Douro garante pagamento das acções de sanidade animal de suínos

PUB.

Qui, 22/07/2021 - 08:56


Os criadores de suínos, em Miranda do Douro, vão deixar de ter qualquer custo com as acções de sanidade animal obrigatórias. A câmara municipal acaba de lançar uma medida, que paga, na totalidade, esses encargos

O município de Miranda já custeava estas acções com outras espécies animais e entendeu que a medida tinha que se alargar aos suínos, já que o efectivo está a aumentar no concelho. Segundo a vereadora da câmara, Anabela Torrão, o objectivo passa por incentivar os criadores a aumentar a produção. “É uma medida nova. Este executivo já tinha implementado comparticipação a 100% da sanidade animal relativamente a outras espécies pecuárias, nomeadamente bovinos, ovinos e caprinos, os asininos também têm este apoio, esta medida. Este ano pudemos também iniciar este apoio, esta medida que tínhamos todo o interesse em apoiar a produção de suínos que está em crescendo no nosso concelho, estamos a falar de 20 explorações com um número superior a 1000 fêmeas reprodutoras.”.

O apoio a todas as espécies pecuárias custa cerca de 70 mil euros. “O sector primário tem uma grande importância no concelho. É evidente que todas as ajudas são bem-vindas. Ao nível dos suínos estamos a falar num investimento de 7000 mil euros, abarcando todas as espécies pecuárias, já falamos em valores que rondam os 60 a 70 mil euros. O protocolo com a raça asinina nós já temos desde o ano 2017, bovinos, ovinos e caprinos desde 2009”.

O protocolo que prevê esta nova medida de apoio aos criadores de suínos foi assinado entre a câmara e a Organização de Produtores Pecuários de Miranda e Vimioso - Cooperativa Agrícola de Palaçoulo. “Tínhamos aqui um grande constrangimento porque não existe uma associação ou uma organização de produtores pecuários que fizesse este rastreio como acontece com as outras espécies pecuárias a quem nós comparticipamos. O que fizemos então foi propor à OPP de Miranda e Vimioso, que é a organização de produtores pecuários de Palaçoulo, que já faz o rastreio das outras espécies, criou uma secção de suínos e vais passar a fazer este rastreio e a sanidade dos suínos. Sendo assim fica completo este apoio”.

Refira-se que os custos inerentes à vacinação se vão manter a cargo dos produtores.

A medida foi aprovada, na segunda-feira, em reunião de câmara.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves