Câmara de Macedo na Comissão Executiva o Eixo Atlântico

PUB.

Ter, 09/02/2010 - 09:20


A câmara de Macedo de Cavaleiros é um dos municípios que compõe a nova Comissão Executiva do Eixo Atlântico. A presidência deste organismo transfronteiriço estava entregue à autarquia de Vila Nova de Gaia, e passa agora a estar nas mãos de oito presidentes de Câmara de ambos os lados da fronteira, entre eles Beraldino Pinto.  

Uma das metas para 2010 é chegar à constituição do AECT.

Agrupamento de Cooperação Territorial, um modelo europeu de gestão para o território, que está na mira da nova Comissão do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, favorecendo o desenvolvimento dos territórios de ambos os lados da fronteira.

Mas, Beraldino Pinto, presidente da Câmara de Macedo e um dos elementos da nova Comissão, fala de outros objectivos a atingir ao longo deste ano.

“Assumir esse modelo europeu de gestão é um dos objectivos, mas a primeira prioridade é a consolidação do novo modelo de gestão” refere o autarca.

 

A coesão territorial das cidades do Norte de Portugal e da Galiza, que compõem o Eixo Atlântico, é um dos principais fundamentos da união das duas regiões.

“As cidades têm alguns aspectos em comum como é o caso de estratégias de desenvolvimento sustentável, uma visão integrada de gestão do território e com componentes na edução, desenvolvimento económico e social que garante coesão” explica o autarca.

 

Macedo aderiu ao eixo Atlântico em Fevereiro de 2008 e dois anos depois o município aderiu à Comissão Executiva do Grupo de Cooperação Territorial.

Na reunião que estabeleceu a nova comissão foi ainda aprovado o orçamento para 2010, que ronda os 3 milhões e 600 mil euros.

Escrito por CIR