Câmara de Macedo é a mais endividada do distrito

PUB.

Qui, 14/10/2010 - 09:16


O Partido Socialista acusa o executivo social-democrata de Macedo de Cavaleiros de ter colocado o município numa situação grave, tendo ultrapassado o limite legal de endividamento em mais de um milhão e meio de euros. Macedo de Cavaleiros é o município do distrito de Bragança mais endividado e ainda o oitavo no ranking dos 180 municípios portugueses considerados de pequena dimensão.  

“Em 2008 ultrapassou o endividamento permitido por lei, o que vai trazer uma situação de constrangimento maior do que a que tem porque não vai receber do Fundo de Equilíbrio Financeiro, o que é muito grave para uma autarquia que tem um nível de endividamento muito elevado” afirma Rui Vaz, vereador socialista para quem esta situação “vai penalizar o desenvolvimento e a execução de obras que há dois mandatos consecutivos não há meio de arrancarem”.

 

O vereador social-democrata, Carlos Barroso, afirma que o endividamento do município se deve às acções do Partido Socialista a nível local e nacional.

“O excesso de endividamento do município de Macedo de Cavaleiros resultou em 750 mil euros que tivemos de pagar para resolver o problema do terreno das piscinas que foi causado por um acto errado de gestão do PS e que agora está a pesar sobre o municipio” afirma.

 

Ainda assim, o vereador garante que a autarquia está a baixar o valor do endividamento.

“Nós já estamos a resolver a questão porque a lei obriga-nos a fazer uma redução dessa dívida e de 2088 para 2009 baixámos 13,7% e só nos obrigava a reduzir 10%” afirma.

Escrito por CIR