Câmara de Macedo distinguida

PUB.

Sex, 30/04/2010 - 09:53


O município de Macedo de Cavaleiros foi distinguido com uma menção honrosa, atribuída pela Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico. O grupo português desta associação, o ProGEO, distinguiu o trabalho realizado pela autarquia no âmbito da conservação e promoção do património geológico do Monte de Morais.  

“É apresentada uma candidatura com uma síntese do trabalho desenvolvido e depois há um júri que faz a apreciação” explica o presidente da câmara. “Neste caso premiou Macedo com esta menção honrosa e candidatura centrou-se no Maciço de Morais, nomeadamente no trabalho de valorização, de estudo e divulgação que está a ser desenvolvido ao Geoparque”.

 

O Geoparque de que fala Beraldino Pinto, autarca de Macedo de Cavaleiros, é outras das intenções do município e trata-se de um projecto que abrange todo o concelho.

“O Monte de Morais é apenas uma parte do Geoparque, que abrange a totalidade do território, e que é um conceito de desenvolvimento sustentável assente num território com especificidades geológicas singulares mas que tem de reunir um conjunto de características e um trabalho permanente de intervenção na biodiversidade” refere.

 

O autarca fala ainda da obra que está já no terreno e das ideias perspectivadas para o Monte de Morais.

“Está no terreno a criação de um centro de interpretação, de acolhimento, exposições permanentes como porta de entrada do Maciço, rotas e percursos sinalizados” avança. Por outro lado “há também projectos de dinamização envolvendo a população local, sensibilização para o empreendedorismo, material pedagógicos para alunos das escolas e jovens visitantes”.

 

Dinâmicas que estão associadas ao Geoparque de Macedo de Cavaleiros.

A menção honrosa pretendeu premiar a defesa da vertente geológica do Maciço de Morais.

Escrito por CIR