Câmara de Macedo de Cavaleiros quer integrar melhor os imigrantes

PUB.

Qui, 27/08/2009 - 08:23


A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros viu serem aprovadas duas candidaturas que visam uma intervenção na área da imigração. São dois projectos que pretendem promover a interculturalidade e reduzir as dificuldades da população imigrante.  

As candidaturas foram apresentadas ao Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural.

Projectos pretendem ainda realizar um estudo de diagnóstico de caracterização desta comunidade.

“O objectivo fundamental de um dos projectos é melhorar o processo de integração da população imigrante no nosso concelho. O outro projecto é um estudo de diagnóstico e caracterização da população imigrante do distrito de Bragança”, explica Sílvia Garcia, a vereadora da educação e cultura da câmara macedense, que refere ainda que o trabalho será feito em diversas áreas como a educação e a inserção no mercado de trabalho.

Em Macedo já existe o CLAI (Centro Local de Apoio ao Imigrante), de onde saiu a ideia das candidaturas.

Para o projecto do estudo de diagnóstico é necessária a colaboração dos restantes municípios do distrito de Bragança.

“Vamos contar com várias parcerias e através de um inquérito pretendemos ficar com uma ideia global da situação. As candidaturas podiam iniciar-se desde já mas demora o seu tempo a contratar os técnicos. Estamos a pensar iniciar os dois projectos em Outubro.”

Projectos que devem permitir criar uma rede inter-municipal de acolhimento, protecção e integração dos imigrantes, bem como um melhor conhecimento das várias comunidades a residir no concelho de Macedo e no Nordeste Transmontano.

Escrito por CIR