Câmara de Carrazeda procura parceiros privados para construção de novos equipamentos

PUB.

Qui, 04/12/2008 - 10:02


A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães quer formar uma parceria público-privada para pôr o mercado municipal a funcionar. O imóvel foi construído há cerca de 20 anos e, praticamente, nunca teve a utilização necessária para justificar o investimento. Apenas aos dias de feira tem alguma utilidade. De resto, a ocupação permanente de comerciantes sempre foi muito reduzida.

O presidente da Câmara de Carrazeda, Eugénio de Castro, explica que há um projecto novo para remodelar completamente o edifício e adaptá-lo às exigências dos tempos modernos. “Implementou-se uma nova filosofia no projecto que está elaborado sem prejuízo de estar aberto a novos projectos”, avança o autarca.

  

Eugénio de Castro explica que tipo de alterações poderão ser introduzidas no mercado, de acordo com o projecto que a Câmara já possui, e caso seja aceite pela empresa privada que possa vir ganhar o concurso para a parceria público-privada. “Prevê-se manter uma parte do mercado coberta, mas com um espaço comercial como cafés e pastelarias ou outras pequenas lojas”, avança o edil ao mesmo tempo que garante que as rendas serão acessíveis.

 

Para além do mercado, a Câmara de Carrazeda procura parceiros privados para construir um hotel, um parque de campismo e uma central de camionagem.

Eugénio de Castro justifica a opção pelo facto de estes serem “equipamentos que dificilmente serão comparticipados no quadros comunitários”.

  

O autarca estima que possam ser investidos 5 a 6 milhões de euros na remodelação do mercado, e na construção do hotel, do parque de campismo e da central de camionagem.

Para já, vai ser aberto um concurso internacional para ver se alguma empresa privada estará interessada em assumir estes projectos, em parceira com a Câmara de Carrazeda.